Marketing sensorial

Marketing sensorial

jun 02
Marketing sensorial

Marketing sensorial objetiva criar ações voltadas para o sentido humano. Aroma, som e visual, tudo tem que estar em perfeita harmonia.

Não tem como ficar indiferente ao entrar numa loja e sentir o aroma e um som agradável. O cheiro assim como a música ativam os nossos sentidos, portanto ambos tem que ser escolhido com bastante cuidado, pois precisa agradar seu público alvo. A organização da loja é outro fator muito importante, o cliente pode ver o excesso de informação como poluição visual, assim como uma loja organizada causa bem estar.

113909656Não importa se você é uma grande ou pequena empresa, esses recursos tem custo baixo e fazem a diferença. Você cria uma identidade que fixa sua marca na percepção do cliente e estabelece um vínculo emocional. Sendo esses estímulos agradáveis, sendo ele tocado na emoção,  o cliente sai com a sua loja na cabeça. Somado a um  atendimento marcante, com toda a certeza dos meus anos de experiência, ele volta. Seguem os passos:

1) Investir num bom som e numa boa seleção de  músicas que agrade seu público alvo. A altura da música também é importante para que o foco não seja perdido e isso vai depender do tipo de produto que você vende, mais uma vez precisa avaliar seu público alvo para acertar.

2) Chamar uma empresa que desenvolva essências e criar uma para sua loja. Existem várias no mercado que vão até você fazem o teste e criam a essência, e o melhor, num baixo custo. Essa essência pode futuramente até ser vendida ou em determinado período ser um gift para seu (sua) cliente.

3) Manter a loja sempre organizada. Isso toda loja tem que adotar como procedimento. Dependendo do produto você deve manter a sua loja sem muitas informações pois o excesso, como dito acima, pode ser confundido com poluição visual. Pelo menos 1 vez por semana realizar uma programação visual e no dia a dia ter sempre um olhar para a organização do ambiente de exposição do produto.

Está esperando o quê? O Marketing Sensorial é uma ótima ferramenta para começar a criar vínculos e “Relacionamento” com seu cliente, e tendo-o sempre na sua loja, consequentemente, você terá muitas vendas!

Imagens: Getty Images

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *