Atendimento, o eterno diferencial!

Atendimento, o eterno diferencial!

jul 08
Atendimento, o eterno diferencial!

Um grande concerto não se faz com um instrumento só. Sempre defendi que mais do que um bom produto, você precisa ter a melhor equipe de vendas. E tudo tem que ser conduzido com harmonia e precisão. Portanto, ter uma equipe excelente é fundamental.

Nem o produto que é comercializado pela internet  pode ser vendido sozinho, pois situações e  problemas ocorrem, e para que sejam resolvidos você precisa de que? Pessoas.

E se essas pessoas não estiverem bem treinadas? Com certeza elas não conseguirão passar uma boa imagem da sua loja e nem fidelizar os clientes. Ou seja, seu ótimo produto não é nada se ele não estiver bem representado.

Agora coloque uma equipe ruim para vender seu “ótimo” produto. O que você acha que irá acontecer? Você pode até vender, mas não vai gerar no seu cliente o sentimento de satisfação pela compra, e nem criar nele o desejo de voltar à sua loja. Pode acontecer dele olhar para o ótimo produto que comprou e não ter bons sentimentos gerados pela compra que fez.

E qual o cliente que quer ter uma experiência de compra ruim? Se ele tiver uma experiência ruim na sua loja, você acha que seu cliente volta?

“Não podemos esquecer que de bons produtos o mercado está cheio”. E de bons vendedores?

158767909Para mim o bom vendedor, é aquele que te trata muito bem, demonstra com sinceridade que você é realmente especial, mesmo que eu tenha uma situação problema. Esse vendedor (a) está cada dia mais raro.

Marketing indireto ou direto, as mídias sociais e a internet ajudam a promover relações mais estreitas com clientes já estabelecidos, os chamados clientes antigos, e ajudam a identificar os clientes potenciais. Depois, toda a ação promovida se concretizará na loja, na hora do atendimento. Portanto, se a sua equipe não estiver bem preparada, você está “rasgando” dinheiro  promovendo essas ações.

Clientes querem se relacionar. Mas se relacionar bem.

E quem não quer estabelecer boas relações? Seja no trabalho, na vida social e na vida pessoal, todos nós queremos uma única coisa: ter um ótimo relacionamento.

Mas vamos refletir sobre o contrário: Uma excelente equipe pode vender um produto que, digamos assim, não tenha tanta qualidade? Sim, com certeza. Uma excelente equipe de vendas não só vende esse produto,  como cria relacionamento com o cliente tornando-o parceiro. A opinião do cliente ajuda a qualificar seus produtos fortalecendo os pontos fracos, e aumentando naturalmente as vendas. O cliente se sente feliz quando demonstramos a sua importância. E quem não quer estar sempre perto de quem te faz feliz?

Portanto, não se garanta no seu bom produto porque o contrário pode acontecer. Uma equipe ruim pode acabar com a clientela que é atraída por um bom produto, e tenho visto isso acontecer constantemente. Por melhor que seja o seu produto, se eles não forem bem tratados e não se sentirem felizes, lamento, eles vão embora procurar outra loja que o trate especialmente.

Mas se você tem um ótimo produto, claro que seu trabalho fica bem mais fácil com uma equipe constantemente treinada e com diferencial no atendimento. É o caminho consolidado para criar ações de marketing eficazes para atrair e manter um clientela fiel a sua marca.

E para você ter uma equipe harmoniosa e focada com os objetivos e principalmente agindo em conformidade com as propostas da loja, ela tem que perceber que mesmo sendo exigida, sua empresa a valoriza.

Treinamento sempre, conhecimento, pesquisa, informação, motivação e valorização dos funcionários são os únicos caminhos para manter sua equipe integrada e satisfeita, com um atendimento diferenciado e consequentemente gerar muitas vendas.

Dê o seu melhor no momento do atendimento, faça o (a) cliente se sentir feliz, crie relacionamento, cultive-o após a venda deixando que ele (a) saiba o quanto é importante para você e faça toda a diferença.

Você vai vender muito e seu cliente jamais vai te esquecer. Então, que tal começar agora?

200478517-001

Crédito Fotos: Gettyimages

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *